quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Juá dos Vieira (Viçosa do Ceará) ganha pavimentação

A Prefeitura de Viçosa do Ceará iniciou, nesta quinta-feira (30), mais uma grande obra no Distrito de Juá dos Vieiras, a pavimentação da rua que era tão almejados pelos moradores da comunidade.
Apenas uma parte da comunidade foi beneficiada com o asfalto mais temos promessas que darão continuidade nas obras no restante do distrito.

Fenômeno da Lua azul acontece nesta sexta-feira

Sexta-feira (31) é dia de olhar para o céu e conferia a Lua azul pela última vez em 2012. Depois disso, o fenômeno só irá acontecer em 2015. Mas não espere ver aquilo que você conhece por azul colorir o principal satélite da Terra.
De fato, o termo Lua azul não se refere a cor, mas a quão raro é o fenômeno. Lua azul é a definição para a quarta Lua cheia de uma estação, ou, mais recentemente, a segunda Lua cheia em um mês. É esta segunda definição que vale para o mês de agosto e sua Lua azul. A primeira Lua cheia do mês foi vista em 1º de agosto.
Luas azuis acontecem em razão do calendário não ser exatamente sincronizado com a órbita lunar. A Lua leva 29,5 dias para aumentar e diminuir de cheia para nova para cheia novamente. Com a exceção de fevereiro, meses são mais longos do que isso, o que significa que de vez em quando a sincronia é perfeita para que ocorram duas Luas cheias em um único mês.
Além disso, o termo Lua azul é mais conhecido por uma frase que diz “uma vez na Lua azul”, a qual representa algo extremamente raro. Elas ocorrem em intervalos de 2,7 anos em média, sendo que a última foi registrada no dia 31 de dezembro de 2009, que coincidiu na ocasião com um eclipse lunar parcial para quem vive na Europa, Ásia, África e partes do Alasca.

Raro mesmo é um único ano com duas Luas azuis. Aconteceu em 1999, e está previsto para ocorrer novamente em 2018.
 

Motoqueiro morre em acidente no município de Cocal dos Alves

Motoqueiro morre em acidente no município de Cocal dos Alves


O motoqueiro Raimundo Rodrigues de Brito, 20 anos, que residia na localidade Alto Pajeú município de Cocal dos Alves-PI, foi vítima no início da noite de ontem (29) de acidente de trânsito, no Povoado Belém na zona rural de Cocal dos Alves. Segundo familiares, a vítima se encontrava em uma moto Honda CG 150, quando foi atingida por um carro que acabara de se envolver em uma colisão com outro veículo, que acabou colhendo o motoqueiro que estava parado em sua moto.A vítima foi socorrida ainda com vida e morreu no caminho entre Cocal e Buriti dos Lopes. O corpo ainda foi trazido para o necrotério do HEDA em Parnaíba.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Renatinha fala sobre o 'fio-terra': ' tem muito homem que adora isso'


Renatinha e suas três amigas abriram mais rodada do "Eu Nunca". Como em todo episódio do programa, o que não falta é revelação sobre sexo.
Os temas desta vez foram "comidas no sexo", "transar na primeira" e o famoso "fio-terra". Neste último, ela foi a única que bebeu e ainda matou a curisidade das amigas.
- Muito cara gosta. Já me pediram e já demonstraram interesse que queriam também. Não que eu fique tentando isso, mas hoje em dia eu vejo que tem muita gente que gosta. - disse a ex-BBB.


Eletrobras: Piauí ficou com maior aumento da energia elétrica


Começa a valer a partir desta terça-feira(28), o aumento na tarifa de energia elétrica autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Foi aprovado reajuste tarifário anual para três companhias (CEMAR, CEPISA e CEB).
No maranhão, a CEMAR teve reajuste de 1% para os consumidores de baixa tensão. Já os consumidores de alta tensão tiveram um aumento de 4,78%. Para a CEB (Distrito Federal), o aumento médio do custo da energia foi de 1,54%.
O Piauí, que tem a CEPISA como uma das piores do país, ficou com o maior aumento. Já a CEPISA foi 6,07% de aumento médio. 5,63% para os consumidores de baixa tensão e de 7,69% para os consumidores de alta tensão. Ainda é bom lembrar que em 2011,o aumento foi de 12% para os piauienses.

Cabras sobem em árvore para comer frutos em Marrocos

ANIMAIS FORAM FLAGRADOS NA REGIÃO DE ESSAOUIRA.
ELES SE EQUILIBRAM NOS GALHOS PARA COMER O FRUTO LOCAL ARGAN
 
CABRAS FORAM FLAGRADAS SUBINDO EM UMA ÁRVORE NA REGIÃO DE ESSAOUIRA, MARROCOS, PARA COMER O FRUTO LOCAL ARGAN.

Nas fotos, vários dos animais se equilibram em galhos da mesma árvore.


 Animais comem fruto local argan (Foto: AFP)
Cabras foram flagradas perto de Essaouira (Foto: AFP)

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Reconstrução da barragem Algodões no Piauí gera protesto das famílias atingidas


O sentimento de indignação das 1.200 famílias atingidas pelo o rompimento da Barragem Algodões I, no município Cocal, a 268 quilômetros de Teresina, em 2009, aumentou com a informação da reconstrução da barragem com recurso do Programa de Aceleração do Governo- PAC dois. Diante da notícia, os atingidos pela tragédia, se preparam para ocupar o local e não permitir o início da obra, prevista para setembro próximo.

A reportagem é de Tânia Martins e publicada pelo Portal EcoDebate, 15-08-2012.

Outra informação, está contida no relatório apresentada pela Polícia Federal sobre a tragédia e que aponta negligência por parte do ex-governador Wellington Dias, que teria recebido em 2006, do Ministério da Integração, 595 mil reais para realizar obras de reparo na barragem, jamais realizadas. A revelação fez aumentar a revolta das vítimas, segundo afirmou o presidente da Associação das Vítimas do Rompimento da Barragem Algodões - AVABA, Corsino Medeiros.

Ele disse que uma Ação Civil Pública, com pedido de liminar está sendo preparada para embargar os serviços da barragem que leva o nome de Nova Algodões, com orçamento de 105 milhões, autorizados desde o último dia 10. Também se articulam para lutar pela punição dos culpados pela tragédia.

De acordo com o presidente, em relação a nova barragem, as famílias atingidas querem conhecer o projeto de reconstrução para saber se o mesmo apresenta quesitos importantes de segurança e sustentabilidade com a viabilidade de projetos de irrigação, abastecimento d´água e respeito ao meio ambiente através dos Estudos e Relatórios de Impactos Ambientais, EIA/RIMA, e, claro, garantia de manutenção dos paredões. “Queremos um projeto que possa transformar a economia da região, bem como a vida social das famílias”,

Dos 224 municípios, 192 estão emergência



Neste mês, o Piauí alcançou um dos piores índices da história em relação à seca. Dos 224 municípios do Estado, 192 decretaram situação de emergência, 156 foram reconhecidos pelo Governo Federal. Um levantamento feito pelo Ministério da Integração mostra que, proporcionalmente, o Piauí é o Estado brasileiro mais atingido pela seca.

Com isso, é também o Estado que com o maior número de obras e ações de combate à seca. A afirmação é do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, que se comprometeu em ajudar os Estados mais castigados pela estiagem. Ações estão sendo elaboradas e executadas no Estado. São projetos de construções de barragens, açudes, adutoras, instalação de cisternas e perfuração de poços. O investimento imediato é de R$ 16 milhões em ações de recuperação e envio de carros-pipa às comunidades em situação crítica.
Parcerias com o Governo Federal, através do Programa Água Para Todos, coordenado pelo Ministério da Integração, tem contribuído no combate à seca no Piauí. Os municípios de Conceição do Canindé, Paulistana, Itaueira, Rio Grande do Piauí, São Francisco do Piauí, São Miguel do Tapuio e Valença estão recebendo as primeiras cisternas do programa. Ao todo, no Piauí, serão mais de 3,5 mil reservatórios distribuídos para os municípios mais atingidos pela seca.
O governador Wilson Martins destacou que o assunto é prioridade e que projetos que sirvam para amenizar o impacto da seca na vida dos piauienses devem ser tratados como prioridade por toda a organização governamental do Estado. Ele mesmo viajou a Brasília para pleitear mais recursos para ações de combate à estiagem. "É inadmissível que o piauiense ainda sofra com problemas causados pela seca. Estamos elaborando ações e lutando atrás de recursos para melhorar essa relação entre o piauiense e o meio em que vive, o que não podemos mais é continuar sempre com programas temporários, estamos fazendo grandes projetos de longa duração que mude a realidade do nosso sertão", disse.
Outro programa que tem contribuído no combate a estiagem é a perfuração, recuperação e compra de equipamentos de poços já existentes. No início do mês, o governador Wilson Martins pleiteou junto ao Ministério da Integração recursos de R$ 5 milhões para perfuração de poços, ao todo serão 125 poços para atender à população de cidades que sofrem com a escassez de água. A Defesa Civil está recuperando poços em 41 municípios, beneficiando 141 comunidades.
"No Estado existem vários poços que possuem água, mas que não existe um sistema de distribuição. São poços públicos que necessitam apenas do sistema para atender de forma eficaz as comunidades que sofrem com a falta de água", explica o diretor de Unidade da Defesa Civil do Estado, Jerry Herbert.

ANIMAIS PASSEIAM LIVREMENTE POR COCAL





Mais uma vez a nossa reportagem flagrou animais passeando livremente por nossa cidade, em vários horários, tanto na parte da manhã, tarde e noite, moradores de todos os bairros reclamam diariamente, animais revirando lixo e deixando sujeira por onde passam, a correição de nossa cidade não funciona, infelizmente. A população pede providências.

Distribuição de combustível para carreata agora é legal em campanhas políticas diz TSE


Segundo o entendimento do ministro do Tribunal Superior Eleitoral – TSE Marco Aurélio Melo, distribuir combustível para carreata não se constitui compra de voto. No seu voto o ministro observou: “Consignou-se que, objetivando a feitura de carreata, realmente ocorrera a entrega gratuita de combustível à razão de dois litros para moto e cinco litros para carro, ou seja, ninguém teve o tanque completo. Conforme fez ver o regional, os pronunciamentos do Tribunal são no sentido de ‘em se tratando de distribuição limitada de combustíveis para viabilizar carreata descabe cogitar da figura do artigo 41-A da Lei nº 9.504/1997′.

A ação concreta, que teve o julgamento no TSE, era sobre a sucessão municipal no Piauí. Relator do recurso, o ministro Marco Aurélio manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí [TRE-PI] segundo a qual a distribuição de combustível a cabos eleitorais para que possam participar de carreata não configura compra de votos.

Prefeito de Cocal Francisco Alves Domingues assina termos para consturução de 50 casas na zona rural




Nesta sexta-feira(24/08) por volta das 19h30 o Prefeito de Cocal Francisco Alves Domingues(PSD) juntamente com secretários participaram de uma solenidade na Igreja Católica do povoado Contendas Zona Rural do município de Cocal.A Associação dos Moradores do povoado liderada pelo Sr.Antonio de Paduá conseguiu junto a Caixa Econômica Federal a liberação de R$ 1.300,000(Um Milhão e trezentos mil reais) do PNHR(Programa Nacional de Habitação Rural) serão construídas 50 casas populares nos lotes dos próprios moradores as construções terão 58m²,as obras serão concluídas em 8 meses. Na oportunidade o Prefeito Francisco Alves Domingues que assinou a ordem de liberação das obras falou da importância da organização das comunidades e Contendas é um exemplo disso, pois inúmeros benefícios são conquistados para a coletividade que está organizada,ele ainda enfatizou que outras comunidades de Cocal devem receber esse programa federal se estiverem dento dos critérios estabelecidos pela CAIXA.

CARRO ROUBADO EM COCAL-PI


Caros amigos leitores, gostaria de pedir ajuda a todos nesse momento, para tentarmos encontrar o carro do nosso querido amigo Manoel Cepisa que foi roubado dia 24/08/12 em Cocal-Pi. 

Os dados do carro: TOYOTA HILUX CABINE DUPLA 4X4 SRV
COR PRETA
PLACA HXT 1022 CE-TIANGUÁ
ANO 2007 MOD 2007. 
É ESSA DA FOTO. 


QUALQUER INFORMAÇÃO LIGUE:
 (86) 9962-2797 OU 9829-6488. 

OBRIGADO POR AJUDAR!

Governo de SP fez a doação de 2 mil pistolas 'ponto40' para PM-PI



sábado, 25 de agosto de 2012

Torneio de futebol em Campestre Cocal-Pi os times que participam Fluminense,Palmeiras,Flamengo,Corinthians,América..


FLUMINENSE
EM PÉ: Presidente: Manoel Atalino, Raimundo,Raone,Junior,Jean,Alex
AGACHADOS: Janio,Xandy,Toinho,Toim peba,Pedro,Eliezio
TECNICO: Danilo, 
                                                         
   
                                                                 PALMEIRAS
                     
 EM PÉ: Charles, Carlinhos,Eudes,Naldinho,Weliton,Sandro,Dachaga
AGACHADOS: Toinho,D,janilson.
TECNICO:Pompeu


Já está em pirapora o fogo que se espalha aqui 
na Região 
vizinha  de Pirapora  Vamos

vamos compartilhar pra ver se alguém toma alguma providencia..

Gente precisamos de ajuda pois o fogo está se espalhando em Pirapora-Ce e até agora ninguém fez nada...







Carreta bitren carregada de soja vira próximo a curva do Pirangi em Buriti dos Lopes

BR 343


  Populares saqueando a preciosa carga

Uma carreta scannia bitren da placas MWM - 6679 - Chapadinha-MA, transportando soja, teve um de seus compartimentos virado numa curva na descida do canto do morro, no Km 48, logo após a entrada da localidade Boi Morto no município de Buriti dos Lopes, fato ocorrido por volta das 17hs de hoje.

As informações é que a carreta procedente de Chapadinha-MA, seguia com destino a Tianguá no estado do Ceará. O condutor que não quis se identificar, nada sofreu, apenas a carga foi saqueada na estrada por populares.

Apesar da PRF estar em greve, uma viatura chegou ao local e fez o levantamento da ocorrência. Veja imagens:
 
  Compartimento da carreta virada na BR 343
A cabeceira da pista ficou coberta com a soja, e lisa. 

  Viatura da PRF chegando ao local da ocorrência
 Policial rodoviário federal colhendo informações do condutor do veículo
 Marca da frenagem após a curva

22 de agosto foi aniversário de Cocal. Parabéns



                                    


 Quarta feira dia 22 de Agosto Cocal fez 64 anos de emancipação. Parabéns Cocal!
A denominação de Cocal deve-se a duas palmeiras de coco babaçu, plantadas em frente à choupana de Dona Camila Silva, hoje localizada no centro da zona urbana da cidade. Os primeiros habitantes foram Domingos Rufo, Virgílio Rufo, e os irmãos Antônio José, Cláudio José e Domingos José da Silva que, com a participação de outras pessoas, passaram a explorar a terra, principalmente, em atividades agrícolas.
A localidade teve rápido desenvolvimento, sendo, em 1947, criados a Vila e o município de Cocal, com sede no povoado do mesmo nome. Entretanto, por falta de terras para a formação do patrimônio municipal; a vila não se instalou, resultando no retorno à condição de povoado.
Em 1947, por iniciativa de Antônio de Carvalho Vaz, João Justino de Brito e outros, foi proposta a inclusão na Constituição do Estado de um dispositivo elevando o Povoado à categoria de Cidade; objetivo concretizado com a criação do município de Cocal, com área desmembrada do município de Parnaíba, ao qual pertencia desde sua fundação.
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Cocal, por ato das disposições constitucionais transitórias promulgado a 22-08-1947, desmembrado de Parnaíba sede no atual distrito de Cocal ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 22-08-1948.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
 Cocal é um município brasileiro do estado do Piauí. Fundado em 1948, localiza-se a uma latitude 03º28'19" sul e a uma longitude 41º33'27" oeste, estando a uma altitude de 160 metros. Sua população estimada em 2004 era de 24.866 habitantes, que em 2010 foi feito uma das correções é na divisão dos estados do Piauí e Ceará. Cocal tinha uma população de 26.044, e agora foi corregida para 26.922 habitantes de acordo com o último CENSO. Possui área de 918,68 Km².


 Bandeira de Cocal



SEQUESTRO EM COCAL ACABA BEM


Recebemos com imensa satisfação a notícia de que o Sr. Manoel Cepisa, entrou em contato com a família por telefone, agora por volta das 6:30Hs  informando que foi largado na cidade de Itapipoca no estado do Ceará a 132 Km de Fortaleza. Ele está bem, só levaram o carro e seus pertences, deixando apenas com a roupa do corpo, a família já está a caminho de lá para trazê-lo. NOTÍCIA COMO FOI O SEQUESTRO EM BREVE!

FESTA EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE COCAL NESTE DOMINGO



 Para comemorar o 64° ANIVERSÁRIO DE COCAL, a Prefeitura Municipal realizará festa na Praça de Eventos, neste Domingo 26 de Agosto a partir das 10 da noite, com as atrações PAGODE DIFERENTE DE IBIAPINA - CE, que tem uma pegada contagiante e ainda DESEJO MUSICAL DE PIRIPIRI.
Pela primeira vez na história de Cocal a festa de aniversário de nossa cidade não foi comemorada no dia 22 de Agosto. PORQUE SERÁ?

Em Cocal; povoado que antes sofreu com a água, hoje, é com a falta dela



nas principais cidades das regiões Norte, Sul, Centro e Sudeste do Piaui
Avançando para a zona rural da cidade de Cocal, a reportagem se deparou com uma ironia: os povoados que antes foram inundado pela água quando a barragem de Algodões I rompeu, hoje sofre coma seca e faz com que moradores tenham que caminhar cerca de 2 horar para conseguir água para consumir, transportando com os jumentos e guardando em potes.
A defesa civil confirmou que 192 municípios do Piauí decretaram estado de emergência e sofrem com a pior seca dos últimos 30 anos no Estado. Perguntado se choveu esse ano, o trabalhador da roça, Valdir Gonçalves Pereira, 48 anos, disse que não.
Dados do Governo do Estado dizem que neste ano de 2012 o volume de chuvas no Piauí ficou abaixo da média no período. Há regiões do Estado onde choveu apenas 25% da média do período. A seca deste ano chega a ser comparada, pelos sertanejos, à seca de 1932, considerada a pior de todas.

 Maria do Carmo, esposa de Valdir, diz que falta d'água preocupa
 Ironicamente, a região que em Maio de 2009 sofreu com a inundação causada pelo rompimento da barragem de Algodões I, atualmente sofre com a falta da mesma água. Sr. Valdir comenta que, por conta da seca, além das plantações de milho e arroz não vingarem, ainda é preciso andar por quase duas horas para conseguir obter água para consumo, o que faz com que os potes fiquem vazios, falte água para o feijão, para os animais...
 A água trazida é guardada em recipientes


 Para pegar água é preciso ir bem ao fundo do pote
 Muitas vezes falta água para os animais...
 ...e também falta água para o feijão