Em Cocal; povoado que antes sofreu com a água, hoje, é com a falta dela
nas principais cidades das regiões Norte, Sul, Centro e Sudeste do Piaui
Avançando para a zona rural da cidade de Cocal, a reportagem se deparou com uma ironia: os povoados que antes foram inundado pela água quando a barragem de Algodões I rompeu, hoje sofre coma seca e faz com que moradores tenham que caminhar cerca de 2 horar para conseguir água para consumir, transportando com os jumentos e guardando em potes.
A defesa civil confirmou que 192 municípios do Piauí decretaram estado de emergência e sofrem com a pior seca dos últimos 30 anos no Estado. Perguntado se choveu esse ano, o trabalhador da roça, Valdir Gonçalves Pereira, 48 anos, disse que não.
Dados do Governo do Estado dizem que neste ano de 2012 o volume de chuvas no Piauí ficou abaixo da média no período. Há regiões do Estado onde choveu apenas 25% da média do período. A seca deste ano chega a ser comparada, pelos sertanejos, à seca de 1932, considerada a pior de todas.
Maria do Carmo, esposa de Valdir, diz que falta d'água preocupa
Ironicamente, a região que em Maio de 2009 sofreu com a inundação causada pelo rompimento da barragem de Algodões I, atualmente sofre com a falta da mesma água. Sr. Valdir comenta que, por conta da seca, além das plantações de milho e arroz não vingarem, ainda é preciso andar por quase duas horas para conseguir obter água para consumo, o que faz com que os potes fiquem vazios, falte água para o feijão, para os animais...
A água trazida é guardada em recipientes
Para pegar água é preciso ir bem ao fundo do pote
Muitas vezes falta água para os animais...
...e também falta água para o feijão
Nenhum comentário:
Postar um comentário