terça-feira, 28 de maio de 2013

A Associação das Vítimas e Amigos das Vítimas da Barragem Algodões I convoca para Assembleia Geral

O presidente da Associação das Vítimas e Amigos das Vítimas da Barragem Algodões I - AVABA, no uso de suas atribuições, e fundamentação no capitulo 13 artigo 14 do Estatuto, convoca seus associados para uma Assembléia Geral a realizar-se no dia 15 de junho de 2013, das 07h30min. às 11h30min. na sede do Sindicado dos Trabalhadores Rurais de Cocal.

PAUTA DA ASSEMBLÉIA:

Eleição de Nova Diretoria para o quadriênio de Junho 2013 à Junho 2017.

ESCLARECIMENTOS:

1) Quem pode votar? Todos os associados com no mínimo 01 (um) ano de associado e em dia com a tesouraria poderão votar;

2) Para candidatar-se a qualquer cargo na diretoria, o associado deverá ter 02 (dois) anos de associado e estar em dia com a tesouraria;

3) As candidaturas deverão ser em chapas completas, registradas na secretária da AVABA até 10 (dez) dias antes das eleições;

4-Os registros de candidaturas poderão ser feitos na secretária da AVABA entre os 28 de Maio e 05 de Junho do corrente ano.

Cocal, 27 de maio de 2013.
Corcino Medeiros dos Santos
Presidente da AVABA

FONTE: EXTRA PARNAIBA

AGÊNCIA DO BRADESCO é arrombada: bando usou maçarico

DEPOIS DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE: Levaram dinheiro e polícia segue atrás de pistas


Nesta terça-feira (28/05), por volta das 2h da madrugada, a agência do Bradesco de Capitão de Campos foi arrombada. Segundo informações da TV Antena 10, elementos usaram um maçarico para arrombar o caixa eletrônico do banco, levando uma grande quantia em dinheiro ainda não identificada.
A polícia está fazendo as primeiras diligências e levaram em conta que os acusados aproveitaram que ontem era aniversário da cidade e não havia vigia no local. O ato foi denunciado quando um segurança noturno passou e percebeu movimentos estranhos, imediatamente acionou a polícia.
Vale ressaltar que há dois meses a mesma agência foi alvo de arrombadores, e a cidade só possuía no momento, um policial de plantão. Os moradores pedem mais segurança: "Capitão de Campos tem que ter mais policiais, é um município que fica entre duas grandes cidades como Campo Maior e Piripiri, precisamos de mais policiamentos nas redondezas" disse o morador. 

(Redação Teresina)
Fonte: Fotos: Piripiri40graus
Publicado Por: Mayara Dias

Solenidade de posse da nova diretoria do STTR de Cocal

 Na tarde desta segunda-feira (27/05), foi realizada a posse da nova mesa diretora do sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras rurais do município de Cocal onde foi empossado o jovem Raimundo Nonato Fontenele Cardoso, "Nonatinho da Birindinbinha".
 A solenidade de posse teve inicio às 16:00 horas com uma Missa em Ação de Graças na Igreja Matriz. Após a Missa, por volta das 17:00 horas, as pessoas ali presentes seguiram em carreata com destino ao Sport Clube, onde foi realizado um Culto em Ação de Graças, em seguida a formalização da posse, marcada por muitos discursos, agradecimento e mensagens de apoio. Ao final da cerimônia de posse o Presidente empossado “Nonatinho” fez um discurso de agradecimento a todos os sindicalizados que confiaram a ele a missão de prosseguir por quatro anos a frente da presidência da instituição representativa dos trabalhadores rurais de Cocal e que espera com ajuda de todos, Prefeito, vereadores e todos os órgãos que de alguma forma podem contribuir para a melhoria da vida do agricultor da região, que estas ações sejam de fato implementadas porque ele e toda a sua diretoria estará apostas para ser parceira destes órgãos, como também para cobrar a quem é de direito que ações em prol do sofrido homem do campo sejam garantidos. No final foi servido um coquetel a todos os presentes, encerrando com atrações musicais.


 O evento contou com a participação de várias autoridades e lideranças políticas do estado e município. Estiveram presentes: O Prefeito de Cocal- Rubens Vieira (PSDB), representando a vice-prefeita- João Vilarinho Barbosa, Vereadores cocalenses, Secretários do Governo Municipal, Presidente da AVABA- Corcino Medeiros, Presidente do PSD Jovem- Georgiano Neto, representando a FETAG e CONTAG- Srª Caçula, Secretario do SASC ( Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania) - Francisco Guedes (PT), representando o CEA (Centro de Educação Ambiental e Assessoria)- Maria de Luz Fonseca, Superintendente Regional do Incra- Francisco Lima, Presidente do STTR- Piripiri- Totonho, representando o Delegado Dr.João Valério de Moura Junior- Agente Civil Ribamar Magalhães, representando a CIA do BPM de Cocal- Capitão Bernardo, representando o Banco do Nordeste- Dr. Luis Bélichi, presidente da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cocal- Antonio Salu (Tony), dentre outros.


Disputa de terras entre o Piauí e o Ceará será decidida pelo Supremo

Relatório do IBGE revela que 75% da população afirma ser do Ceará e só 25% do Piauí. Estado discorda

Os litígios de terras entre os estados do Piauí com o vizinho Ceará serão resolvidos pelo STF – Supremo Tribunal Federal. Os dois estados disputam uma faixa de terra de 2.800 km², localizada na região Norte. O conflito envolve o total de 20 municípios que não sabem exatamente a qual estado pertencem.

O Procurador do Estado, João Batista Júnior, afirmou que o estado recorreu ao Supremo Tribunal para que o relatório divulgado pelo IBGE que afirmou que 75% das famílias se consideram do Ceará e apenas 25% do Piauí. “O estado discorda dessa informação e queremos que o Supremo resolva essa questão”, disse.


O presidente da Comissão da Assembleia Legislativa do Estado que estuda os conflitos de terras entre os dois estados, deputado Antônio Uchôa, afirma que o resultado apresentado pelo IBGE foi tendencioso. “Sabemos que o IBGE sempre atende os interesses daqueles que o contrata. Os técnicos do Piauí afirmam que o resultado é tendencioso”, declarou.


De acordo com informações do parlamentar, a população dos municípios localizados na área de conflito são os mais prejudicados. “Existem cidades que possuem serviços de atendimento a população tanto do Piauí como do Ceará, mas existem outros que não tem nada, onde a carência é total. Isso é grave e já está na hora de ser resolvido”, disse.
Publicado Por: Lídia Brito
Fonte:180graus

Piauí recebe 500 tornozeleiras e passa a monitorar presos por GPS

Poderão usar o sistema os presos que têm endereço fixo, profissão e que cometeram crimes considerados leves.

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) recebeu nesta terça-feira (28) 500 tornozeleiras eletrônicas que serão colocadas em presos que cometerem crimes leves e não oferecerem risco à sociedade. O equipamento terá GPS e será monitorado via satélite. O preso poderá optar pela tornozeleira ou pelos presídios convencionais.
 O técnico Régio Sousa explicou que 16 funcionários da Sejus serão responsáveis pelo monitoramento do sinal emitido pelas tornozeleiras. "Esses profissionais irão acompanhar o movimento das pessoas que estão com o equipamento. A informação chega aos técnicos em tempo real e se o preso não obedecer, o aparelho vibrará para que ele perceba o erro e saiba que está sendo monitorado".
Ainda segundo Régio, a tornozeleira emite sinal em qualquer parte do planeta, mas esses sinais só poderão ser monitorados pela Sejus se estiverem em território nacional. O aparelho é feito de plástico, é à prova d'água e só pode ser fechada uma vez. "A instalação é feita por um equipamento específico. Uma vez fechada, só abre se for cortada e inutilizada. O preso pode cortar, mas será enviado imediatamente um sinal para a Central", destacou.
Foto: Evelin Santos
O corregedor geral Francisco Paes Landim acrescentou que as tornozeleiras abrirão vagas no sistema prisional e serão usadas apenas em presos com bons antecedentes, profissão, endereço fixo e que cometeram crimes leves, ou seja, que não representam risco à sociedade.
"O juiz será o responsável por fazer essa ponderação, saber quem pode usar. Pode ser até que a pessoa prefira ficar no presídio, o que é comum quando existem ameaças de morte. Nesses casos, o preso tem liberdade de escolha", ressaltou Paes Landim. 
O desembargador disse ainda que não há uma data certa para que as tornozeleiras sejam usadas. "Provavelmente serão utilizadas após o resultado do mutirão, mas ainda haverá uma reunião para orientar os juízes e determinar regras práticas para a seleção dos presos que podem usar esse equipamento", finalizou.

Jordana Cury
Com informações de Joelson Giordani (TV Cidade Verde)
Fonte:cidadeverde.com 

R10 aparece de tampão no olho após bolada

O incidente aconteceu durante uma partida no México

Após levar uma bolada no olho esquerdo durante o empate do Atlético-MG com o Tijuana, na última quinta-feira, no México, pela Libertadores, Ronaldinho Gaúcho postou nesta segunda-feira, numa rede social, uma foto na qual aparece com um tampão no olho machucado.
“Fui ao oftalmologista hoje e realizei alguns exames. Estou bem!”, escreveu o craque, que agradeceu a indicação de craque do Campeonato Mineiro, eleição revelada nesta segunda na festa da competição.
“Agradeço também pelo Troféu de Craque do Campeonato. Infelizmente não pude comparecer, pois estou de repouso. Obrigado por tudo!”, completou.
Fonte: GE

Já fazem 4 anos a Tragédia da Barragem de Algodões I :

O pequeno povoado de Franco ( Cocal ) ficou conhecido nacionalmente depois de desaparecer pela força da água
 Há exatos quatro anos, o Piauí e o Brasil acompanharam perplexos uma das maiores tragédias do estado: o rompimento da barragem de Algodões, que ocorreu precisamente às 16h10 do dia 27 de maio de 2009. As águas que invadiram os povoados localizados ao redor da barragem, destruíram tudo  que havia pela frente, vitimando nove pessoas e mais de 30 mil animais mortos.

Nesses quatro anos de tragédia, pouca coisa mudou na vida das pessoas que perderam tudo que tinham e até mesmo entes queridos. O povoado Franco foi o mais atingindo pela tragédia e até hoje não foi recuperado, lembra o cenário de uma cidade fantasma vista nos filmes. As famílias que vivem no local ainda tentam recuperar os bens perdidos que vão desde suas casas até as criações de animais, principal fonte de renda.

O Governo do Estado, considerado pela Justiça como o responsável pelo ocorrido, foi condenado a pagar a liminar de alimentos correspondente a R$ 60,00 por mês por pessoa adulta da família, valor este que deve ser acrescido de mais R$ 30,00 por cada filho menor de 18 anos que compõe a unidade familiar vitimada. E ainda de R$ 58,00 por unidade familiar a cada uma das vítimas relacionadas pela Avaliação de Danos do Sistema Nacional de Defesa Civil.
A decisão é da juíza Maria do Socorro Ivani de Vasconcelos, da Comarca de Cocal, que reconheceu a responsabilidade do Estado do Piauí e da Emgerpi por danos materiais emergentes e cessantes, bem como por danos morais. Valor muito pequeno se comparado ao tamanho do estrago que a tragédia causou a essas pessoas e as vidas humanas que se foram.
A barragem de Algodões que segura o rio Pirangi fica próximo à divisa entre os Estados do Ceará e Piauí, localizada no povoado de Algodões (daí o nome dado à barragem). Com o rompimento, a água seguiu para o povoado Franco, afetando depois os povoados de Cruizinha, Boiba, Frecheira, Tabuleiro, Angico Branco, Estreito, Gado Bravo, Dom Bosco, Boa Vista e Gameleira.
Hoje o Municipio de Cocal e Buriti dos Lopes, que também teve grandes percas e prejuizos com a extensão do curso das águas, estão de LUTO por mais um ano que se passa dessa grande tragédia. Muitas pessoas estão concentradas em orações para continuarem firmes em busca do que ainda lhe restam para a melhoria de suas vidas. Fica aqui os nossos sentimentos e a torcida para que se cumpra o que se foi prometido pelos responsáveis, não como uma maneira de trazer de volta as vidas que se foram, os bens materiais que se perderam mas dar a essas pessoas a esperança de dias melhores  e o conforto que cada um de nós merecemos como digno cidadãos que somos.